Voltar para Técnicas Terapeuticas

EFT – Tecnicas de Libertação Emocional

 

O QUE É EFT?EFT - Tecnicas de Libertação Emocional

 As siglas EFT vêm de Emocional Freedon Techiniques, e a tradução é: Técnicas de libertação emocional.

EFT é um conjunto de tecnicas criadas por um psicologo americano, e ela está embasada na teoria de meridianos da Medicina Chinesa, em PNL e em Cinesiologia.

É uma técnica também conhecida como Acupuntura Emocional sem agulhas. Isso porque o processo consiste em realizarmos tapings, ou seja, batidinhas com as pontas dos dedos em pontos específicos da acupuntura, enquanto vamos falando ou sintonizando com o problema, dor ou situação que queremos tratar.

COMO A EFT FUNCIONA?

 Segundo a Medicina CHinesa, temos pontos de acupuntura ao longo dos nossos canais e meridianos, que funcionam no nosso corpo assim como o sistema venoso e o linfático. Assim como temos sangue circulando por nossas veias, artérias e a linfa circulando pelo sistema linfático, possuimos também uma circulação energetica que corre pelos nossos meridianos e nutre, orgãos, visceras, celulas e todo nosso corpo é alimentado por essa energia.

Quando sofremos situações traumáticas, de alguma forma o trauma interrrompe o fluxo de energia nos meridianos gerando uma emoçção negativa. Surge a partir daí a premissa maior da EFT: ” A causa de toda emoção negativa é uma interrupção do fluxo de energia do corpo.”

Quando batemos nos pontos de acupuntura que são usados na EFT e pensamos ou simplesmente sintonizamos com a emoção ou situação que queremos tratar, é como se fizessemos acupuntura com as pontas dos nossos dedos e limpassemos o bloqueio do meridiano, e assim limpamos aquela emoção negativa que surgiu do trauma reestabelecendo nosso equilibrio emocional. Pelo menos com relação àquele trauma especifico.

TEM CONTRA INDICAÇÃO A EFT?

  Não tem contra indicação nenhuma. Qualquer pessoa pessoa pode fazer EFT, inclusive crianças e idosos.

O que é importante é que se você não souber aplicar com segurança é importante o acompanhamento de um terapeuta experiente pra que o resultado seja mais expressivo. Porque o que ocorre as vezes é que a pessoa não consegue acessar sozinha alguns bloqueios mais profundos e aí tem a impressão que não funcionou.

Uma resalva importante é que uma pessoa não capacitada aplique EFT em pessoas com transtornos mentais graves. É possivel que uma crise seja desencadeada e é importante estar preparado para lidar com ela, mas somente em casos severos, como esquisofrenia, por exemplo.

Outra observação importante é que a EFT não substitui um acompanhamento médico, medicamentoso ou psicoterápico. É uma terapia complementar. Apesar de na maioria das vezes, acelerar o processo dos demais tratamentos.

O QUE PODE SER TRATADO COM A EFT?

 EFT pode ser aplicada para tudo, desde problemas fisicos como dores de cabeça por exemplo como a situações difíceis como uma perda de um ente querido, termino de relacionamentos. Qualquer situação que esteja causando dores fisica ou emocional pode-se aplicar. E para potencializar o positivo também. Como se preparar para um dia de trabalho, para melhor o rendimento físico, etc.

Dentre outras possibilidades estão:

 – Preguiça, falta de vontade, cansaço;

– DUvida, indecisão do que fazer no trabalho e na vida pessoal;

– Medos, inseguranças, falta de confiança em se realizar o que se quer na vida;

– Ansiedades e medos em geral;

– Vicios e compulsões;

– Insatisfação, frustação na vida pessoal e profissional;

– Problemas de auto-estima;

– Dificuldade de relacionamentos familiares e sociais;

– Problemas em se relacionar afetivamente e sexualmente;

– Infertilidade;

– Dores de cabeça em geral;

– Gastrites e ulceras nervosas;

– Insônia;

– Raiva, agressividade, incompreensão, impulsividade;

– Fobias de todo tipo;

– Depressão, pânico, etc.

2 comentários

  1. Bom dia,

    interessei muito em conhecer a técnicas de liberação emocional. Possui curso? onde posso realizar?

    Obrigada

    1. Maria Luiza, seus questionamentos foram encaminhados para os nossos terapeutas em breve eles os responderão.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.