set 06

Introdução à Teoria de Base da Medicina Tradicional Chinesa

ATeoria de Base da MTC Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o conjunto de conhecimentos e recursos terapêuticos que se mostra como um caminho para o tratamento e para a transformação,  ao mesmo tempo que demonstra a necessidade do indivíduo desenvolver o auto-conhecimento através das suas opções pessoais, participando ativamente no processo de cura.

A MTC esta baseada em princípios filosóficos, na observação dos fenômenos da natureza e sua influencia energética no ser humano. Os chineses criaram teorias que funcionam como a base para a MTC: Yin/Yang, Cinco Elementos, Cinco Substâncias e muitas outras.

O objetivo das práticas terapêuticas baseadas na MTC é compreender os fatores que propiciaram ao indivíduo o seu desequilíbrio energético e tentar estabelecer a fluidez energética obtendo o equilíbrio. Para tanto, o seu diagnóstico (mais correto avaliação energética) procura estabelecer relações do seu comportamento, alimentação, analisa odores, transpiração, pulso, língua, condições da natureza que esteve exposto entre outras coisas para determinar qual é o princípio de tratamento a ser realizado.

Este tratamento energético pode ser obtido através de diversas práticas terapêuticas:

  • Acupuntura: técnica de inserir agulhas finíssimas em pontos específicos do corpo; 

  • Moxabustão: técnica que consiste em aquecer ou queimar os pontos, ativando o fluxo energético; 

  • Ventosa: técnica que se utiliza de copos que produzem o vácuo sobre uma determinada região;

  • Massagem: através de toques, pressões e deslizamentos tem como objetivo ativar o fluxo energético. Há diversos tipos de massagem (shiatsu, tui-ná, entre outras).

  • Fitoterapia: através da utilização de plantas, propicia a ativação, eliminação e o fortalecimento do Qi.

  • Tchi Kun: técnica que se utiliza de exercícios, posturas e meditações baseados na respiração tem como objetivo desenvolver a consciência e o aprimoramento do Qi.

  • Feng Shui: estudo das moradias, tem como objetivo desde escolher o local onde devemos morar até definir o tipo de construção.

Observa-se portanto que os conhecimentos e práticas da MTC utilizam conceitos próprios diferentes e independentes dos conceitos da medicina ocidental.

1 comentário

  1. ler

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.