ago 16

O tratamento da Ansiedade por Intermédio da Acupuntura – Um Estudo de caso

Artigo científico escritO tratamento da Ansiedade por Intermédio da Acupuntura - Um Estudo de caso o por André Luiz Picolli da Silva e publicado na Revista PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, em 2010.

Resumo:

“A ansiedade é um fenômeno amplamente estudado no ocidente pela Psicologia, pela psicanálise e pela Medicina. Caracteriza-se por um estado subjetivo desagradável de inquietação, tensão e apreensão.
Embora a terminologia ansiedade não seja encontrada na literatura da medicina tradicional chinesa, os sintomas descritos são amplamente estudados. Tal literatura considera essa patologia metaforicamente uma desarmonia do espírito, e apresenta uma série de possibilidades de intervenções por técnicas tradicionais como a acupuntura. O objeto deste artigo é relatar o tratamento realizado por meio da acupuntura a uma paciente que apresentava transtorno de ansiedade. Após a identificação dos sintomas de ansiedade, realizados pela queixa da paciente e pela análise clínica embasada no DSM IV, foram realizadas 10 sessões de acupuntura tradicional chinesa, utilizando como referencial teórico a literatura clássica da medicina chinesa. Os resultados obtidos foram a diminuição parcial dos sintomas a partir da quarta sessão e uma significativa melhora da paciente, com o relato do alívio dos sintomas a partir da sexta sessão de tratamento.”

 

O_tratamento_da_Ansiedade_por_Intermédio_da_Acupuntura

 

Clique para baixar o arquivo PDF

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.