dez 13

Efeito da acupuntura sobre as emissões otoacústicas de pacientes com zumbido

Efeito da acupuntura sobre as emissões otoacústicas de pacientes com zumbido

Artigo foi escrito por: Renata Frasson de Azevedo, Brasilia Maria Chiari, Daniel Mochida Okad e Ektor TsuneoOnishi. Publicado na Revista: REVISTA BRASILEIRA DE OTORRINOLARINGOLOGIA em 2007.

“O tratamento do zumbido continua a ser um desafio da atualidade. Na medicina tradicional chinesa, a acupuntura é recomendada para o alívio do zumbido, apesar de faltarem provas  cientificas nesta área.

Objetivo: Verificar o efeito da acupuntura sobre a função coclear de indivíduos com zumbido através do uso das emissões otoacústicas.

Casuística e Método: Foi realizado um estudo clínico-prospectivo, no qual foram avaliados 38 pacientes do ambulatório de zumbido. Os pacientes foram avaliados por meio de emissões otoacústicas transitórias e pela medida da supressão das emissões otoacústicas transitórias. Essa avaliação foi realizada antes e após a aplicação de acupuntura em um ponto na região têmporo-parietal, correspondente à área cócleo-vestibular (no grupo intervenção 1 n=19) e em um ponto 3cm acima dessa região (para o grupo intervenção 2 n=19).

Resultados: Os resultados mostraram uma diferença estatisticamente significante na amplitude das emissões otoacústicas antes e após a aplicação da acupuntura para o grupo intervenção 1. Não foram observadas diferenças para o grupo intervenção 2.

Conclusão: Os resultados sugerem que houve um efeito da acupuntura sobre as emissões otoacústicas dos pacientes com zumbido.”

 

Efeitos da acupuntura sobre as emissões otoacústicas de pacientes com zumbido – Rev. Bras. Otorrinolaringol – 2007

 

Baixar arquivo em PDF

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.